Voltar   

Fazer o bem olhando a quem

Empresa Legal | Empresa Legal | 14.03.2013




Sim, também é papel das empresas e organizações encontrar alternativas para criar uma sociedade mais justa, oferecendo recursos para educação e cultura. Não por acaso, já é possível ver escolas carentes tendo acesso a jornais e bibliotecas ou colaboradores e comunidade usufruindo de estruturas doadas por empresas da região.

                        A Ibema, fabricante nacional de papelcartão com sede no município de Turvo, há 295 quilômetros de Curitiba, atua expressivamente na área social mantendo um centro comunitário que ajuda a desenvolver a região onde a empresa está inserida. De acordo com Marlene Batista da Silva, Assistente Social responsável pelo Centro Comunitário, a Vila Ibema, localizada no entorno da fábrica, oferece uma boa condição de vida aos colaboradores, familiares e população local. “São cerca de cem pessoas que moram em 32 casas com uma infraestrutura completa à disposição: luz, água em regime de comodato, creches e escolas municipais e estaduais, um posto de saúde e comércios como mercados, farmácias e lojas de roupas”, conta.

                        O centro comunitário da Ibema, inaugurado em 2005, atua em quatro frentes sociais: ação social e voluntariado, capacitação profissional, educação ambiental, cultura e lazer. “Realizamos oficinas de artesanato, feira de profissões, evento pró-jovem, cursos profissionalizantes, palestras relacionadas à saúde da mulher e diversas oficinas, como pintura, crochê, tricô e de culinária”, comenta Marlene.

                        Em 2013, a Ibema também está à frente de um projeto que leva informação a uma escola da comunidade. Trata-se do Colégio Estadual do Campo Faxinal da Boa Vista, localizado no Faxinal da Boa Vista, que passará a receber diariamente, no início do ano letivo, 20 assinaturas de jornal. O objetivo maior é que eles sejam usados no processo de ensino-aprendizagem e na disseminação do conhecimento para os 35 profissionais da educação e para os mais de 430 alunos da escola. “Queremos aumentar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) da instituição, estimular o hábito da leitura e ajudar na formação de crianças e adolescentes”, ressalta a assistente social. 

                        Na área ambiental, a Ibema promove ações importantes como o trabalho de conservação do bosque Josefat Potereiko – nome dado em homenagem a um antigo colaborador da Ibema – e campanhas de coleta de material reciclável. Já pensando na comunidade de forma geral, a Ibema também contribui mensalmente com o Hospital Bom Pastor e com o Conselho Municipal de Segurança. “É a maneira que a empresa achou de promover a saúde e oferecer cuidados com segurança aos que estão ao redor da fábrica”, diz Marlene.

                        Segundo o Gerente de Gestão de Pessoas, Darlon Roger Behrend, apostar na Vila Ibema não é só rentabilizar investimentos, mas também acreditar que as pessoas que moram ao redor da fábrica possam evoluir e contribuir para o bem da sociedade. “Eles acreditam na Ibema e a Ibema acredita neles. É uma troca, oferecemos todas as condições para ter o comprometimento do profissional que sabe que faz a diferença na empresa”, conta.  Atuar socialmente é uma prova que o exercício da cidadania pode partir internamente e ajudar na evolução da comunidade.

Fonte: AI Ibema