Voltar   

Fibria contribui com a qualidade do ensino em Igaratá

Empresa Legal | NOTICIA | 29.05.2017




A Fibria, líder mundial na produção de celulose de eucalipto, deu início ao programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE), que, neste ano, irá beneficiar cinco escolas municipais em Igaratá (SP). O PVE busca contribuir para a melhoria da educação pública, nos municípios onde a Fibria atua, por meio da mobilização social das comunidades e do apoio à qualificação das práticas de gestão educacional.

No Vale do Paraíba, nos últimos oito anos, foram beneficiados pelo PVE os municípios de Santa Branca, Jambeiro e Jacareí. Neste período as cidades beneficiadas pelo programa tiveram bons resultados, como: desenvolvimento de competências dos gestores educacionais e escolares, impactando diretamente na aprendizagem dos alunos, fortalecimento da cultura de formação continuada de profissionais da educação entre outros. 

“A sociedade tem papel fundamental na educação. Esse é o momento de somarmos forças e convidarmos toda a comunidade para participar das ações do PVE, pois todas as melhorias ficarão como um legado para as próximas gerações”, diz Adriano Martins, consultor de Sustentabilidade da Fibria.

No mês de março, foi realizado em São Paulo (SP) o evento para firmar a parceria  entre a Fibria, Instituto Votorantim e a Prefeitura de Igaratá, que contou com a presença do secretário municipal de educação e dos mobilizadores de Igaratá. Também participaram do evento, representantes de mais de 53 cidades brasileiras que receberão o programa, nas quais outras empresas do grupo Votorantim também atuam.

O Encontro marca o início das atividades e tem como principal objetivo formalizar o compromisso de participação dos Municípios no programa. Esse também é o momento de articulação, planejamento coletivo e oportunidade para que mobilizadores das empresas do Grupo Votorantim, formadores da CEDAC (Comunidade Educativa), e representantes das secretarias – que são atores fundamentais no programa – possam estabelecer os primeiros contatos.

Agora em maio, haverá a primeira oficina de formação com o grupo de gestão, formado pela secretária municipal de educação e diretores de escolas, e com o grupo de mobilização, que contempla pais, lideranças locais, representantes de conselhos, empresas, dentre outros. “Para a realização do PVE, contamos com o apoio técnico do Centro Educacional de Desenvolvimento Arte e Cultura (CEDAC), que é referência nacional nos assuntos ligados à educação. Dessa forma, o município terá à disposição a consultoria dos melhores profissionais com o intuito de auxiliar a Secretaria Municipal de Educação a aprimorar suas sugestões, alinhada aos programas propostos pelo Ministério da Educação. Tudo isso, para incentivarmos a criação de uma rede, com a comunidade e governo municipal trabalhando juntos por um ensino de qualidade”, diz o consultor de Sustentabilidade da Fibria, Adriano Martins.

Todos os municípios no Brasil que participaram do PVE tiveram um ganho significativo na evolução no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), principal indicador da qualidade do ensino no Brasil, estabelecido em 2007 e cujos dados são processados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) a cada dois anos. 

Fonte: Fibria