Voltar   

Áreas protegidas são tema de workshop

Sustentabilidade | NOTICIA | 25.07.2017




O Instituto Ecofuturo, em parceria com a WWF e FREPESP (Federação das Reservas Ecológicas Particulares do Estado de São Paulo), promoveu, na última semana, o workshop “Uso Público e Geração de Receitas: Boas Práticas em Áreas Protegidas”. Realizado no Parque das Neblinas, reserva de uso sustentável da Suzano Papel e Celulose gerida pelo Ecofuturo, o evento reuniu cerca de 40 pessoas, entre representantes do Poder Público, ONGs e proprietários de RPPNs (Reserva Particular do Patrimônio Natural), incluindo Suzano, International Paper, Fundação Florestal e SESC. 

Por meio de rodas de discussão, os participantes compartilharam experiências sobre as práticas de gestão adotadas, desafios e oportunidades para a geração de renda em suas áreas. Além disso, foram realizadas apresentações do Movimento Borandá, iniciativa da WWF Brasil, e da Natural da Mata, empresa responsável pela alimentação no Parque das Neblinas, que desenvolve receitas com frutos nativos. Ao final, todos puderam ainda vivenciar a Mata Atlântica, caminhando pelas trilhas da reserva.

Para Paulo Groke, diretor de Sustentabilidade no Instituto Ecofuturo, as RPPNs desempenham papel fundamental para a conservação de áreas naturais, e fomentar oportunidades para geração de negócios contribui para a manutenção dessas reservas e para o desenvolvimento da economia local. “Um dos principais desafios dos proprietários de RPPNs é obter recursos para a sua gestão. O uso público, planejado de forma estratégica e consciente, é uma ferramenta importante tanto para gerar receita, como para o desenvolvimento de um trabalho de vivência e educação socioambiental com os visitantes. Além disso, uma vez que realizado com parceiros locais, pode contribuir para o fortalecimento da economia regional”, explica.

Sobre o trabalho desenvolvido pelo Ecofuturo na área, Groke complementa: “o uso público no Parque das Neblinas sempre teve como foco a sensibilização ambiental. A vivência dos nossos visitantes na Mata Atlântica possibilita a reflexão sobre a importância deste bioma e da reconexão com a natureza”. Localizado nos municípios de Mogi das Cruzes e Bertioga, com mais de uma década de atividades, o Parque das Neblinas desenvolve ações para a conservação da biodiversidade e a promoção do desenvolvimento sustentável. Com 6 mil hectares, o Parque conserva a bacia do rio Itatinga e promove pesquisa científica, manejo florestal, educação socioambiental, restauração da Mata Atlântica e visitação. 

Fonte: Ecofuturo