Voltar   

Novozymes intensifica ações alinhadas com agenda da ONU

Sustentabilidade | NOTICIA | 26.07.2017




A Novozymes, multinacional dinamarquesa, referência mundial na produção de enzimas, foi uma das primeiras empresas a adotar e alinhar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas, nas estratégias e nos níveis de metas da empresa em longo prazo.
 
Na Assembleia Geral da ONU em Nova York, em setembro de 2015, a Novozymes juntou-se aos representantes de todo mundo que uniram forças para divulgar os ODS e aderir à Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. “Desde então, todos os dias, a Novozymes está contribuindo para os ODS. Estamos empenhados em aumentar o nosso impacto positivo na sociedade nas próximas décadas, pois juntos encontramos respostas biológicas para melhorar as vidas em um mundo em crescimento”, destaca Peder Holk Nielsen, CEO da Novozymes.
 
Esta agenda coloca o mundo em um caminho para um futuro mais sustentável, viável e de baixo carbono. Os ODS proporcionam uma plataforma de parceria para governos, sociedade civil e empresas para ajudar a enfrentar os novos desafios. “Nossas soluções biotecnológicas podem fornecer respostas para muitos desafios globais de desenvolvimento sustentável, por exemplo, na agricultura, alimentação, energia e água”, comenta Emerson de Vasconcelos, presidente da Novozymes para a América Latina.
 
O vice-presidente de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade da Novozymes, Pedro Luiz Fernandes, explica que a empresa está preparada e atuando em diversas frentes em prol dos ODS. “Ao alavancar a nossa experiência com a sustentabilidade, nos tornamos pioneiros em novos conceitos e ferramentas para realizar avaliações de impacto dos ODS, para avaliar e priorizar o nosso pipeline de tecnologia, inovações de modelos de negócios e oportunidades de parceria, para aumentar o nosso impacto mundial positivo”, avalia.
 
Iniciativas de aporte aos ODS
 
Para o ODS 2, que trata da fome zero, a empresa desenvolveu uma aliança com um parceiro, a DSM Nutritional Products, para permitir que os maiores produtores de aves e suínos do mundo produzam mais, com menos, de forma sustentável e econômica, oferecendo soluções biológicas para a produção ração animal. Em 2016, a Aliança calculou que suas soluções permitiram que os maiores produtores de gado do mundo economizassem 3,1 milhões de toneladas de CO2, o que é equivalente a retirar 1,2 milhão de carros das estradas durante um ano.
 
Com o ODS 4, educação de qualidade, a Novozymes implementou no Brasil o projeto EDUCAÇÃO com uma série de três livros em formatos de aplicativos, elaborados com a ajuda de professores e cientistas experientes. Esses livros visam incentivar os leitores a refletir sobre os ODS e como a Biologia pode contribuir para resolver problemas de sustentabilidade. O projeto já envolveu cerca de 25 mil pessoas e os livros já tiveram mais de 1.700 horas de interação.
 
Para fomentar a igualdade de gênero, com o ODS 5, a Novozymes tem como objetivo, em longo prazo, de ter 30% de mulheres em cargos de Direção Sênior até 2020. Na Dinamarca a empresa é membro da Gender Diversity Roundtable, uma iniciativa que reúne os principais líderes de 15 empresas dinamarquesas para levar mais mulheres a papéis de liderança.
 
Buscando as necessidades urgentes de água potável, com o ODS 6, muitas das soluções da Novozymes ajudam os clientes e consumidores a economizar água, além de contribuir para o tratamento de águas residuais e redução de lodo para aplicações municipais e industriais. 
 
Com energia limpa e acessível, o ODS 7, a Novozymes está fortemente envolvida com a iniciativa Energia Sustentável para Todos, a ONU e do Banco Mundial. O objetivo de oferecer trabalho decente e crescimento econômico, o ODS 8, a empresa enfatiza a produção sustentável internamente, estabelecendo metas para a eco eficiência operacional e, dentro da cadeia de abastecimento, direitos humanos e trabalhistas são respeitados e promovidos.
 
A partir do ODS 9, indústria, inovação e infraestrutura, a inovação de produtos é um dos principais motivadores dos negócios da Novozymes. Juntamente com a Fundação Henning Holck Larsen, a empresa tem um acordo para avançar a relação entre a Dinamarca e a Índia, além de desenvolver os cientistas, tanto científica quanto pessoalmente, dando-lhes experiência de trabalho internacional.
 
Por mais cidades e comunidades sustentáveis, o ODS 11, a empresa oferece soluções para gerenciamento de resíduos sólidos municipais e tratamento de águas residuais com aplicações abrangentes para cidades. Focados no consumo e produção responsável, com o ODS 12, as bioinovações permitem que os clientes da Novozymes produzam mais com menos e promovem padrões de consumo e produção sustentáveis, reduzindo energia, matérias-primas e consumo de produtos químicos, bem como as emissões de CO2.
 
Intensa atuação no objetivo ODS 13, ação climática. Em 2016, os clientes da Novozymes evitaram cerca de 69 milhões de toneladas de emissões de CO2, o que é equivalente a retirar 30 milhões de carros das estradas.
 
A vida terrestre, com o ODS 15, é uma das prioridades da empresa, que mantém um programa de fornecedores focados no fornecimento responsável que procura garantir que as matérias-primas agrícolas da Novozymes de origem direta não venham de locais que contribuam para o desmatamento.  
 
O ODS 16, paz, justiça e instituições eficazes. Integridade nos negócios, políticas anticorrupção, antitruste e responsáveis são questões críticas para a Novozymes, da perspectiva ética como também jurídica e empresarial. Como uma empresa global responsável, ela está comprometida com práticas comerciais justas e defende os valores de transparência e responsabilidade.
 
O último objetivo, o ODS 17, parcerias para os objetivos, na Novozymes é chamado de Parcerias de Impacto, isso porque a empresa reconhece a oportunidade de impulsionar mudanças transformacionais e ter impacto significativo na sociedade, em parceria com clientes, governos, fornecedores e academia.
 
Fonte: Novozymes