Voltar   

Fibria busca segurança no trânsito para colaboradores

Empresa Legal | NOTICIA | 09.11.2017




A Fibria busca reforçar continuamente o comportamento seguro de seus profissionais, em todas as suas operações. Na unidade em Jacareí (SP), cerca de 700 motoristas que trabalham a serviço da empresa no transporte da madeira têm visitado, periodicamente, a sala de estimulação contra o sono. O intuito é combater a sonolência durante as viagens e contribuir com a qualidade de vida.

A sala, localizada na Unidade Industrial, é equipada com bicicleta ergométrica, simulador de escadas, painel de luzes e instrumento de aferição da pressão arterial. Esses equipamentos formam um circuito, que é concluído em 20 minutos pelos motoristas que passam pelo local. “As atividades são acompanhadas por profissionais da área da saúde e de educação física. Durante o circuito, eles conversam com os motoristas sobre prevenção de acidentes no trânsito e passam dicas de alimentação e hábitos saudáveis, garantindo a atenção e a disposição para um trabalho seguro”, diz Marco Aurélio Barbosa, gerente de Logística Florestal da Fibria.

Somente em 2016 foram realizados mais de 8 mil atendimentos. Quem visita a sala aprova o circuito e até aplica as dicas no dia a dia. “Depois que eu comecei a visitar a sala, minha jornada de trabalho melhorou e eu tenho desempenhado as atividades com mais disposição. Em casa, meus hábitos também mudaram. Ouvi as orientações dos instrutores e passei a fazer caminhada, coisa que eu não fazia”, diz Ronaldo Amorim, de 43 anos, motorista da Breda Logística e prestador de serviços da Fibria.

A sala de estimulação contra o sono funciona desde 2015. Atualmente, o atendimento é realizado de quinta-feira a domingo, das 23h às 5h. Além da sala, a Fibria ainda realiza outras iniciativas que buscam garantir a segurança dos motoristas, como oficinas e treinamentos periódicos, ações de conscientização contra acidentes de trânsito, Dia ‘D’ de Segurança, Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Transporte de Madeira (SIPATM), entre outras.

A empresa também disponibiliza o Manual Estrada Segura, uma publicação exclusiva com normas que servem para orientar o motorista em relação à segurança no trânsito, entre outros materiais de apoio.

Fonte: Fibria