Voltar   

Programa Colmeias da Fibria completa 15 anos

Empresa Legal | NOTICIA | 13.11.2017




A Fibria comemora os 15 anos de sucesso e desenvolvimento junto às comunidades do Programa Colmeias. O êxito do Programa pode ser medido por sua capacidade de produzir cerca de 57 quilos de mel por colmeia/ano, mais do que o triplo da média nacional.

Com o objetivo de fortalecer a apicultura e fomentar o desenvolvimento da cadeia apícola, o Programa tem conquistado resultados positivos e cada vez mais progressivos na produção de mel. Atualmente, 342 apicultores, que residem nas cidades de Capão Bonito, Itapeva, Itapetininga, Sorocaba, Votorantim, Alumínio, Santa Cruz do Rio Pardo e Itatinga, no Estado de São Paulo, integram o Colmeias.

É importante destacar que a produção de mel na região de Capão de Bonito (SP) ultrapassou a marca de duas mil toneladas nos últimos sete anos, possibilitando aos apicultores a oportunidade de participar de programas de políticas públicas, como a aquisição de mel, por parte da prefeitura, para a merenda escolar.

“A Fibria baseia seu investimento socioambiental à sua estratégia de negócio e busca constantemente melhorar a qualidade de vida das comunidades onde está presente. Nesta perspectiva, a análise do resultado que o Programa Colmeias trouxe a tantas famílias, indica que estamos no caminho certo”, diz Fausto Camargo, gerente-geral de Sustentabilidade da Fibria.

Nesses 15 anos, o Colmeias tem apresentado importantes avanços na atividade apícola da região, e isso pode ser constatado por meio da orientação de consultores especializados, que atuam no Programa. Os apicultores receberam noções estratégicas sobre manejo, gestão e comercialização do produto, permitindo o aumento e a valorização da atividade.

Esses resultados trouxeram impactos positivos não apenas no aumento da renda familiar dos apicultores, mas também, na valorização da profissão. “Antes, as pessoas não sabiam o que fazia um apicultor e muitas tinham dúvidas se era possível sobreviver desta atividade. Hoje, somos reconhecidos, conseguimos manter uma renda e ainda temos expectativas de melhorar cada vez mais, graças ao programa Colmeias”, diz João Reginaldo Sudário, presidente da APICAB (Associação dos Apicultores de Capão Bonito).

O objetivo agora é promover para os próximos anos a inserção do mel em novos mercados. E para dar continuidade aos bons resultados, a Fibria conta com o apoio de parceiros que também acreditam no fortalecimento dos programas de geração de renda e ações sociais, como SEBRAE/SP, UNITAU (Universidade de Taubaté), CBA (Confederação Brasileira de Apicultura) e Syngenta.

Principais marcos do Programa Colmeias na região de Capão Bonito (SP)
2002 – Instalação do primeiro apiário em Capão Bonito
2006 – Expansão do projeto para municípios vizinhos
2009 – Produção de mel da florada do Eucalipto bate recorde no Estado
2012 – Mel orgânico é exportado para a Europa
2014 – Ministério da Agricultura reconhece Programa como case de Sustentabilidade na Agricultura
2016 – Confederação Brasileira de Apicultura confere título de maior programa privado de apicultura do País.   

Fonte: Fibria