Voltar   

Lobo-guará é avistado em floresta da Fibria em SP

Sustentabilidade | NOTICIA | 21.11.2017




A Fibria registrou a presença de lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) em uma de suas florestas plantadas, na região de Capão Bonito (SP). O animal integra a ‘Lista Nacional Oficial de Espécies da Fauna Ameaçadas de Extinção’ do Ministério do Meio Ambiente (MMA).

Considerado o maior canídeo (canino) da América do Sul, podendo atingir um metro de altura e pesar até 30 quilos, o lobo-guará é tímido, solitário e praticamente inofensivo. A espécie também é conhecida como lobo-de-crina, lobo-vermelho, aguará, aguaraçu e jaguaperi, todos os nomes fazem referência à sua pelagem laranja-avermelhada. O lobo-guará vive cerca de 15 anos e pode ser encontrado também na Argentina, Bolívia, Paraguai, Peru e Uruguai.

Em oito anos, foram registradas 432 espécies de aves nas florestas plantadas da Fibria, por meio de monitoramentos realizados por consultorias especializadas. O resultado reforça que o manejo sustentável, realizado pela empresa, contribui para a conservação da biodiversidade e o equilíbrio do meio ambiente. 

Fonte: Fibria