Voltar   

EMPREGADO DA CENIBRA PARTICIPA DE LIVRO

Nosso Papel Indica | | 28.05.2018




A gestão ambiental eficaz é fator determinante na garantia da perenidade dos recursos naturais em consonância com o desenvolvimento.
Trata-se de uma temática atual, mesmo não sendo um assunto novo já que desde a década de 1990 foi sendo incorporada gradativamente em diversos segmentos. Neste sentido, há uma vasta literatura sobre o tema disponível para aprimoramento contínuo das práticas sociais de manejo dos recursos naturais.

Organizado pela editora Poisson, de Belo Horizonte, o livro Gestão Ambiental - Volume 2, traz um capítulo elaborado com a participação do Professor Geógrafo, Sebastião Tomas de Carvalho, Pós-graduado em Educação Ambiental e Mestre  em Engenharia Industrial (Avaliação e Mitigação de Impactos Ambientais), Especialista Ambiental na Celulose Nipo-Brasileira S.A. - CENIBRA.

Elaborado de forma colaborativa, cada capítulo do livro foi escrito por um ou mais autores. O capítulo "_Aproveitamento de águas pluviais e águas cinzas no ambiente doméstico_" foi criado por Sebastião Tomas Carvalho (CENIBRA), Gabriela Soares Pereira, Vanessa Silva de Oliveira e Milton Edgar Pereira Flores.

TEMA

O sistema de captação de águas pluviais é uma alternativa para a escassez de água e conservação de mananciais, assim como, Áreas Alagadas Construídas (AAC) podem ser eficazes para tratar fontes pontuais e difusas de poluição hídrica em residências e permitir o seu reuso. O capítulo discorre sobre a avaliação do desempenho de um sistema integrado de aproveitamento de águas pluviais e águas cinzas tratadas por sistema de Áreas Alagadas Construídas (AAC) vegetadas com capim vetiver e complementadas com filtros de carvão ativado. Os resultados do tratamento das águas cinzas evidenciaram melhorias significativas na qualidade final da água, permitindo a complementação ao volume de água pluvial para atender as necessidades de reuso da residência, particularmente nos meses de seca. A integração dos sistemas proporcionou a economia hídrica na residência de até 79% do volume consumido antes da implantação dos sistemas, e uma economia de 67% no valor da tarifa de consumo de água potável e tratamento de esgoto. Os sistemas propiciaram benefícios econômicos, ambientais e paisagísticos à residência.

  Disponível no Link
http://poisson.com.br/bs/produto/gestao-ambiental-volume-2/ [1]