Voltar   

Projeto Ibema

Sustentabilidade | Empresas | 11.05.2019




Leitura é Diversão usa ludicidade e premiação como estímulo ao
amor pelos livros 

Projetos de leitura são fundamentais no interior do país, pois estimulam o próprio gosto pelo aprendizado, usando o faz de conta. No Centro Comunitário Ibema, cerca de 150 crianças já passaram pelo projeto Leitura é Diversão, desde 2014.
Os momentos dedicados aos livros infanto-juvenis na pequena comunidade de Faxinal da Boa Vista (município de Turvo, na região central do Paraná) são pensados para crianças de 6 a 12 anos. A cada período, cerca de 10 crianças se reúnem para participar das oficinas.
São realizadas atividades recreativas com base nos livros lidos pelos participantes – a criança que mais lê e participa ativamente das oficinas ganha o título de Leitor do Mês e recebe um livro de presente.

Além de incentivar a leitura, tem sido observada melhoria do vocabulário, da oralidade, da escrita, da capacidade interpretativa, da criatividade e da socialização das crianças.
Para Alisson Americano de Lima, de 7 anos, o período de um ano e dois meses de oficinas já permitiu um grande desenvolvimento na habilidade de leitura. “No começo, ele mal soletrava as letrinhas, e agora está com uma boa fluidez”, conta a coordenadora de Responsabilidade Social da Ibema, Clarice Battistelli.
“Apesar da dificuldade que encontramos em estimular o gosto e o hábito da leitura na realidade brasileira, entendemos que, mesmo no pouco que conseguimos, estamos fazendo a diferença”, avalia Clarice.
Os livros ficam disponíveis para empréstimos em uma pequena biblioteca no Centro Comunitário Ibema, que conta com 1.085 livros cadastrados. Doações também são muito bem-vindas e podem ser encaminhadas ao Centro Comunitário Ibema, na localidade de Faxinal da Boa Vista, em Turvo.

Fonte: Ibema