Voltar   

Planejamento e programação de produção

Entrega Perfeita | Entrega Perfeita | 01.11.2008




Ao longo deste ano, apresentamos nesta coluna alguns temas de relevância para a gestão da cadeia produtiva em geral, com algumas visões específicas para área de papel, celulose e embalagens.

Como último tema da série, vamos discutir o planejamento e a programação de produção. Para começar, vamos definir, para simples uso deste texto, os termos a seguir:

•    Planejamento da produção: normalmente empregamos este termo para definir uma estratégia de médio e longo prazo, não detalhada, de como serão as campanhas de produção em termos agregados (por famílias de produtos, por exemplo) em períodos muito longos (não horas ou dias), tendo em vista as necessidades para a empresa com relação ao mercado e sua cadeia.

•    Programação de produção: já num nível detalhado de informação do que exatamente deve ser produzido, em que data/hora e em quais quantidades. A programação é o que será feito na prática, alcançando um horizonte de programação mais curto, da ordem de alguns dias ou semanas, e está – ou deveria estar – menos sujeita a mudanças.


*Leia o artigo completo em PDF