Publicação
A gestão ambiental eficaz é fator determinante na garantia da perenidade dos recursos naturais em consonância com o desenvolvimento.
Trata-se de uma temática atual, mesmo não sendo um assunto novo já que desde a década de 1990 foi sendo incorporada gradativamente em diversos segmentos. Neste sentido, há uma vasta literatura sobre o tema disponível para aprimoramento contínuo das práticas sociais de manejo dos recursos naturais.

Organizado pela editora Poisson, de Belo Horizonte, o livro Gestão Ambiental - Volume 2, traz um capítulo elaborado com a participação do Professor Geógrafo, Sebastião Tomas de Carvalho, Pós-graduado em Educação Ambiental e Mestre  em Engenharia Industrial (Avaliação e Mitigação de Impactos Ambientais), Especialista Ambiental na Celulose Nipo-Brasileira S.A. - CENIBRA.

Elaborado de forma colaborativa, cada capítulo do livro foi escrito por um ou mais autores. O capítulo "_Aproveitamento de águas pluviais e águas cinzas no ambiente doméstico_" foi criado por Sebastião Tomas Carvalho (CENIBRA), Gabriela Soares Pereira, Vanessa Silva de Oliveira e Milton Edgar Pereira Flores.

TEMA

O sistema de captação de águas pluviais é uma alternativa para a escassez de água e conservação de mananciais, assim como, Áreas Alagadas Construídas (AAC) podem ser eficazes para tratar fontes pontuais e difusas de poluição hídrica em residências e permitir o seu reuso. O capítulo discorre sobre a avaliação do desempenho de um sistema integrado de aproveitamento de águas pluviais e águas cinzas tratadas por sistema de Áreas Alagadas Construídas (AAC) vegetadas com capim vetiver e complementadas com filtros de carvão ativado. Os resultados do tratamento das águas cinzas evidenciaram melhorias significativas na qualidade final da água, permitindo a complementação ao volume de água pluvial para atender as necessidades de reuso da residência, particularmente nos meses de seca. A integração dos sistemas proporcionou a economia hídrica na residência de até 79% do volume consumido antes da implantação dos sistemas, e uma economia de 67% no valor da tarifa de consumo de água potável e tratamento de esgoto. Os sistemas propiciaram benefícios econômicos, ambientais e paisagísticos à residência.

  Disponível no Link
http://poisson.com.br/bs/produto/gestao-ambiental-volume-2/ [1]

 

Esta publicação fala sobre
Para procurar por publicações similares, clique
nos temas acima ou nos textos listados ao lado.
Você também pode realizar uma pesquisa
no campo superior desta página.
Você pode ainda publicar seu comentário logo abaixo, assim como mandar sua sugestão por e-mail.


Participe, deixe abaixo os seus comentários.

Ajax Indicator
Ajax Indicator

Institucional

Conheça aqui a rede de comunicação da Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel.

Contato

A ABTCP espera sua mensagem, seja para anunciar, enviar sugestões ou tirar dúvidas sobre nossas publicações.

Nosso Papel | ABTCP | Todos os direitos reservados 2009